Com reforma tributária, economia pode crescer até 3,1% ao ano na próxima década, diz relatório


Um relatório da Tendência Consultoria aponta que a economia brasileira pode crescer, em média, até 3,1% ao ano na próxima década — caso se concretize um cenário otimista, que considera efeitos robustos gerados pela reforma tributária.

A projeção apresenta, em suma, três cenários: um otimista (com 10% de chances de se concretizar), um básico (com 65%) e um pessimista (com 25%).

No cenário otimista, o relatório traz um ambiente político mais virtuoso no Brasil, com política doméstica aproximando-se da moderação, com amplo apoio às reformas estruturais.

Considera ainda um contexto internacional desafiador aos emergentes, com desaceleração da economia global, juros mais elevados no curto prazo e perda gradual de ritmo da economia chinesa.

No básico, segundo o relatório, a reforma é aprovada, e, no âmbito doméstico, a agenda econômica em seus principais pilares permanece guiada pelo pragmatismo, com reduzido espaço para retrocessos. A projeção é de crescimento de 2,4% ao ano. A cena internacional é a mesma do cenário otimista.

Já no pessimista, o estudo considera um ambiente internacional mais adverso e, no âmbito doméstico, neste cenário, o governo sofreria seguidas derrotas legislativas em sua agenda de recuperação de arrecadação.

A percepção do imobilismo do governo no campo arrecadatório traria nova onda de desconfiança por parte dos agentes econômicos. A projeção no cenário mais pessimista é de que a economia cresça cerca de 1,5% ao ano.

Fonte: CNN

WhatsApp