Safra de laranja deve ser uma das melhores dos últimos anos no Centro-Oeste Paulista


Alexandre Moraes espera uma boa safra e deve colher 140 mil caixas de laranja em Ibitinga (SP). Toda a produção vai para a indústria e o preço vem agradando. Os produtores estão recebendo em média de R$ 25 a R$ 30 pela caixa.
Frauzo Sanches, que é assessor técnico da Federação de Agricultura e Pecuária de São Paulo, diz que a atual produção foi beneficiada pelo clima e é uma das maiores dos últimos cinco anos. O resultado surpreende porque o número de árvores diminuiu.

O Centro-Oeste Paulista deve colher cerca de 75 milhões de caixas de laranja na safra 2017/2018. Um aumento de 7 milhões de caixas em relação à safra anterior.

Mas o que vem trazendo preocupação é o greening, a pior doença da citricultura. As plantas doentes têm queda significativa de produção, podendo até parar de dar frutos.

Leandro Aparecido, gerente de produção de uma fazenda em Ubirajara (SP), conta que as plantas doentes estão sendo erradicadas e que os funcionários fazem as pulverizações com frequência.

Entre as regiões produtoras, a região de Duartina (SP) ocupa o quarto lugar em incidência de plantas com greening, com 22,67%. O número representa mais de 30 milhões de pés com sintomas da doença. Os dados são do Fundecitrus.

O agrônomo Guilherme Rodrigues diz que o foco é monitorar o inseto vetor e fazer as pulverizações frequentes, envolvendo todos os produtores.

Fonte: G1
WhatsApp