A Covid vai impulsionar a economia e sua carreira


O economista urbano Matthew Kahn, professor reitor de economia da Southern California University, fala sobre o cenário do trabalho no pós-pandemia.

Conversamos com o respeitado economista urbano Matthew Kahn, professor reitor de economia da Southern California University. Nosso encontro antecipou a publicação de seu novo livro, “Going Remote: How The Flexible Work Economy Can Improve Our Lives And Our Cities”. O economista de Harvard e especialista em cidades Edward Glaeser descreve o livro como uma “tour do futuro” em torno das consequências sociais, ambientais e econômicas do teletrabalho. É um livro inovador, rico em argumentos econômicos claros e relevantes para todos os profissionais do planeta.

Forbes: É bom falar com você. Por onde você gostaria de começar?

Matthew E. Kahn: Começo o livro com a recém-inaugurada sede da Apple. Eles construíram uma nave-mãe e eu perguntei ao meu editor: “Se a Apple tivesse uma segunda chance, ela teria construído a mesma nave circular que construiu ou teria construído uma nave diferente e menor?” Estamos presos a várias decisões que terão impacto ao longo de décadas, incluindo onde e porquê as empresas construirão suas sedes, com uma série de implicações sobre como e onde as pessoas trabalharão e quais oportunidades de carreira elas terão.

MK: Eu gostaria de falar sobre três tópicos principais. O impacto de curto prazo sobre os trabalhadores qualificados a trabalhar em casa, o impacto de médio prazo para as mulheres, seus gestores e seus cônjuges e o impacto de longo prazo na ampliação de oportunidades para afro-americanos e outros trabalhadores com menos oportunidades. Tudo isso tem implicações paralelas para as cidades onde o trabalho está hospedado e para as pessoas que realizam esse trabalho, incluindo as que moram em cidades diferentes. Em nossa discussão, tentarei olhar três anos à frente de onde estamos hoje.

F: Então podemos pegar esses três tópicos por vez? 

MK: Em relação ao impacto de curto prazo, uma vez calculei que meu pai passou dois anos inteiros no trem indo de Scarsdale, Nova York, para o Hospital Universitário de Nova York, onde trabalhava. No futuro, para os trabalhadores qualificados para o home office, os que têm a luz verde de seus chefes para fazer grande parte do trabalho em casa, os tempos de deslocamento cairão substancialmente.

Você não pode ser um dentista de casa, mas para aqueles indivíduos sortudos que agora podem trabalhar remotamente, o tempo excedente pode ser usado para participar de eventos de seus filhos na escola, cuidar de um parente doente, fazer mais exercícios ou praticar hobbies. Ou podem usar o tempo para melhorar sua saúde mental, ou construir capital social em suas comunidades. Pergunte a si, se lhe concedessem uma ou mais horas por semana de afastamento do trabalho, o que você faria com essas horas? Estamos falando de um ganho inesperado de menos deslocamentos. Outro ponto que os economistas urbanos estavam fazendo antes da pandemia da Covid diz respeito às baixas velocidades dos passageiros. O congestionamento na hora do rush ditava velocidades médias de 30 milhas por hora, o que significava que você tinha que viver e trabalhar no mesmo espaço da cidade. Se você ama a ópera na cidade de Nova York, então morar no centro é bom. Mas e se você gosta de esquiar ou surfar e quiser separar os espaços onde mora e trabalha? E se você tiver uma mãe doente em Charlotte, Carolina do Norte, e quiser trabalhar para a segunda sede da Amazon, que será inaugurada em Arlington, Virgínia, a 640 quilômetros de distância? Esses tipos de combinações se tornam muito mais acessíveis em uma economia sustentada pelo home office.

F: Você pode ir além neste assunto?

MK: Com certeza. O impacto de médio prazo está relacionado ao que eu já disse, mas os efeitos levarão mais tempo para acontecer. Há vários anos, um estudo da Universidade de Chicago mostrou que, quando homens e mulheres se formavam na Business School, seus ganhos eram os mesmos, mas oito anos depois os homens estavam claramente ganhando mais do que as mulheres. Minha explicação para isso foi que as mulheres, em média, estavam abandonando os estudos em taxas mais altas do que os homens. Os gerentes sêniores também tendiam a parar de orientar as jovens porque os gerentes previam que as mulheres desistiriam. Isso criou uma infeliz profecia que de fato se concretiza e uma duradoura diferença de ganhos entre homens e mulheres. No entanto, prevejo que o home office mudará essa dinâmica.

Se as jovens da Escola de Negócios da Universidade de Chicago previrem que podem continuar trabalhando, mesmo com uma criança pequena, é muito mais provável que façam isso. Isso levará a um novo equilíbrio, em que os gerentes precisarão investir nessas mulheres, porque veem que elas se reintegrarão à empresa como funcionárias do home office. Além disso, haverá mais continuidade nas carreiras das mulheres e um benefício para a empresa na retenção de talentos valiosos, além de economia nos custos de recrutamento e treinamento. Isso reforça a observação do meu mentor Gary Becker, de que se as mulheres jovens souberem já na faculdade que poderão ter continuidade em suas carreiras, isso afetará a escolha das habilidades nas quais investem. Pense nisso como as pessoas pensam sobre programação dinâmica, ou um jogo de xadrez. Quanto mais você olhar para frente, mais isso influenciará os movimentos iniciais que você faz. Mulheres e homens terão maior probabilidade de ter uma visão de longo prazo de suas carreiras. Isso aumenta uma probabilidade interessante de “guerras de tarefas”, onde qualquer um de um casal pode trabalhar em casa, então eles se dividem para manter a casa funcionando. Esse é um problema que os casais gays também enfrentarão.

 


F: O que você destacaria em terceiro lugar dos pontos principais do seu livro?

MK: Essa é a do Impacto de Longo Prazo. Passei dois anos em Baltimore no corpo docente da Universidade John Hopkins. Embora eu não possa afirmar ser um especialista em Baltimore, minhas discussões com as pessoas que conheci lá sugerem que há muitos jovens talentosos na cidade, mas há uma percepção de que não há muitos empregos lá. Isso pode levar os adolescentes, muitos dos quais são afro-americanos, a não prestarem muita atenção na escola porque não veem recompensa no desenvolvimento das habilidades que estão sendo ensinadas. Encontrei-me com o atual prefeito de Baltimore, Brandon Scott, e ele concordou que, em uma economia de home office, Baltimore ganharia com sua proximidade com Washington. Os preços das casas são baixos em Baltimore, embora haja grande cultura e história lá. Além disso, depois que a Amazon abriu sua segunda sede em Arlington, Virgínia, há novas possibilidades para os afro-americanos viverem em Baltimore enquanto trabalham na empresa. Existem outras possibilidades para as pessoas viverem em Baltimore e trabalharem não apenas em Washington, mas também em Filadélfia, ambas relativamente próximas da cidade e acessíveis para reuniões intermitentes.

Depois, há esse ponto de desagregação novamente. Baltimore se beneficiará da separação do local de trabalho e do local de residência. Qualquer pessoa, independentemente de raça ou sexo, pode trabalhar em sua casa na cidade por três ou três semanas e meia por mês, mas ainda assim ir para a nave-mãe para interações cara a cara. Além disso, a qualidade dessas interações será muito maior do que a qualidade das interações cotidianas antes do Covid. Posso continuar com um quarto tópico? Eu chamo de Cadeiras Musicais, conceito que é parte do título do meu livro. Continuo otimista com o sucesso de cidades famosas como São Francisco e Nova York.

No entanto, essas cidades se tornaram extremamente caras em termos de preços imobiliários, de modo que as pessoas que não podem pagar uma casa vão querer trabalhar para empresas renomadas sem morar na mesma cidade. Essas pessoas “suburbanizarão” as cidades adjacentes e aproveitarão as oportunidades disponíveis de home office, enquanto os jovens podem preferir acomodações mais lotadas ao redor do centro das metrópoles.

Além disso, haverá um efeito cascata, pois surgirão novos trabalhos nessas cidades, especialmente em serviços, para pessoas que realmente querem morar e trabalhar nela. Um tópico final sobre o qual gostaria de falar diz respeito ao futuro das cidades menores. Trata-se do potencial, por exemplo, de Boise, Idaho, de Boseman, Montana ou de Santa Barbara, Califórnia, para se beneficiar de uma economia de home office. Estes são lugares de alta comodidade que no passado não tiveram muitos empregos.

No futuro, essas partes bonitas e rurais da América atrairão trabalhadores que têm raízes culturais de lá, ou têm hobbies de lazer ligados a elas. Acho que veremos pessoas de sucesso se mudando para essas cidades, desde que elas permitam o desenvolvimento imobiliário para acomodar essas pessoas. Meu editor está preocupado que o trabalho em casa não esteja disponível para todos. É verdade que um graduado do ensino médio tem muito menos acesso a empregos no modelo remoto do que um graduado. No entanto, se as cidades menores atraírem trabalhadores que desejam morar lá, isso também criará um efeito indireto de um novo setor de serviços no qual a população local pode ganhar dinheiro. Por exemplo, se eu amo esquiar, posso trabalhar em uma microcervejaria local que serve a bebida para as pessoas que agora vivem nesta nova comunidade residencial.

Fonte: Forbes

WhatsApp