Bovespa opera em alta e alcança os 93 mil pontos pela primeira vez

Bovesp Opera

O principal indicador da bolsa brasileira, a B3, opera em alta nesta quarta-feira (9), passando dos 93 mil pontos pela primeira vez. O movimento é influenciado pelo exterior, pelo bom desempenho dos papéis da Vale e Petrobras e por sinais de avanço em proposta de reforma da Previdência, que contribuem para manter o ânimo dos investidores.

Às 12h43, o Ibovespa subia 1,32%, a 93.244 pontos. 
Perto do mesmo horário, as ações da Petrobras e da Vale subiam mais de 2%.

As notícias do exterior influenciam positivamente, em meio a expectativas de que Estados Unidos e China anunciem algum avanço nas negociações comerciais. Investidores também aguardam a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, prevista para 17h, em busca de sinais sobre os próximos passos do banco central norte-americano em relação aos juros.

Na véspera, o Ibovespa fechou em alta de 0,36%, na pontuação recorde de 92.031 pontos.

De acordo com o analista Jasper Lawler, chefe de pesquisa no London Capital Group, o mercado entendeu a extensão das negociações entre Estados Unidos e China para um terceiro dia como sinal de progresso nas discussões, respaldado por comentários favoráveis de ambas as partes.

"É provável que um acordo ainda esteja longe, com muitas reviravoltas ainda a serem superadas ao longo do caminho. No entanto, a extensão é um passo na direção certa, enviando um sinal de que os dois lados estão em negociações sérias e estão trabalhando duro para resolver os problemas", citou.

As equipes da China e dos Estados Unidos encerraram nesta quarta-feira as negociações comerciais em Pequim e autoridades disseram que os detalhes serão divulgados em breve.

No exterior, as bolsas na Ásia fecharam em alta, movimento que era adotado pelos pregões na Europa e futuros acionários norte-americano. O petróleo também tinha uma sessão positiva. Para a equipe da corretora H.Commcor, há motivos no cenário externo para continuidade da busca por ativos de risco, dependendo apenas do conteúdo da ata do Fed, no final da tarde, que "pode mexer com os mercados, especialmente se levar a leituras menos 'dovish' do que a atual".

Na véspera, o ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que o governo incluirá na proposta de reforma da Previdência Social, a ser enviada ao Congresso em fevereiro, a previsão de um regime de capitalização.


Fonte: G1
WhatsApp