?Economia do Reino Unido volta a crescer em maio

Mesmo com a alta do custo de vida, a economia do Reino Unido voltou a crescer em maio. Um relatório do Escritório de Estatísticas Nacionais divulgado nesta 4ª feira (13.jul.2022) mostrou que o PIB (Produto Interno Bruto) do país aumentou 0,5% no mês. Em abril, o índice encolheu 0,2%. O setor de serviços foi o que mais cresceu. Eis a íntegra do relatório (1 MB)

De acordo com o relatório, os serviços cresceram 0,4%. Foram impulsionados, principalmente, por gastos com viagens e turismo (11%) e cuidados médicos (2,1%), que registraram quedas acentuadas no começo da pandemia.

O avanço de viagens e turismo no verão europeu atende a uma demanda represada. Como consequência, os aeroportos enfrentam um período de caos, com longos atrasos e cancelamentos.

Apesar da alta geral, na categoria de serviços voltados ao consumidor, o comércio varejista registrou baixa de 0,5%. O dado é reflexo da inflação no Reino Unido, que atingiu o seu nível mais alto dos últimos 40 anos. A taxa de 12 meses do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) do país cresceu de 9% em abril.

Atividades esportivas e recreativas recuaram de forma mais acentuada: 5,3%.

Já os serviços não voltados ao consumidor cresceram 0,5% em maio, depois de uma queda de 0,8% no mês anterior.

O setor produtivo aumentou 0,9%. Alta é devido ao crescimento de 1,4% na indústria e de 0,3% no fornecimento de eletricidade, gás, vapor e ar condicionado. A construção civil também cresceu: 1,5%.

A próxima reunião do comitê de política monetária do Banco da Inglaterra será em agosto. Espera-se que a entidade volte a aumentar as taxas de juros em 0,5 ponto percentual na tentativa de controlar a inflação.

Fonte: Poder 360