Externalidade do etanol é evidenciada em campanha



Iniciativa estimula o maior consumo do biocombustível. Campanha lançada na última semana pelo Sistema Faesp/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-AR/SP) busca elevar o consumo do etanol, salvaguardando empresas e empregos, além de impulsionar a utilização de combustíveis renováveis, em favor do meio ambiente, da eficiência da matriz energética paulista e do fortalecimento da agricultura local. A ação inclui pedido aos prefeitos paulistas para que estudem a possibilidade da obrigatoriedade de abastecimento de carros flex com esse combustível.

O presidente da Faesp, Fábio Meirelles, explica que o objetivo da ação é mobilizar a sociedade sobre a situação atual da cadeia canavieira, fortemente impactada pela crise desencadeada pelo novo coronavírus. “Precisamos evitar uma quebradeira no setor, que gera milhões de empregos, distribui renda e contribui de modo significativo para a sustentabilidade ambiental, por produzir o biocombustível mais limpo e renovável do Planeta”, enfatiza, alertando sobre as consequências negativas também para a economia das cidades e regiões nas quais se localizam as usinas.

De acordo com Meirelles, medidas urgentes devem ser tomadas para evitar que o etanol sofra ainda mais os impactos da pandemia. “Se a situação persistir, por motivação financeira e/ou incapacidade de estocagem, as usinas serão obrigadas a interromper a colheita de cana-de-açúcar, de aproximadamente 340 milhões de toneladas no Estado. E isso envolve todos os integrantes da cadeia produtiva. Por isso, sugiro que se estude implementar a obrigatoriedade de abastecimento com etanol nos veículos oficiais do tipo flex nos municípios”, afirma.

Fonte: Jornal da Cana
WhatsApp