Guiana anuncia descoberta de grande jazida de petróleo em seu litoral

 

San Juan, 5 jan (EFE).- O governo da Guiana anunciou nesta sexta-feira o descobrimento de uma grande jazida de petróleo de alta qualidade no poço Ranger-1 do bloco Stabroek, a cerca de 120 milhas (193 quilômetros) do litoral do país sul-americano.

 O presidente da Guiana, David Granger, disse que esta é a sexta descoberta de petróleo desde 2015 nesse jazigo e o maior achado desde então.

 Granger disse que, se forem utilizados com prudência, esses recursos permitirão a transformação da vida de todos os cidadãos do país nos próximos anos.

 Esta última descoberta é o resultado da colaboração entre Esso Exploration, Production Guyana, CNOOC Nexen Petroleum Guyana e Hess Guyana Exploration, explicou o presidente do país.

 No ano passado, a Guiana anunciou que trabalharia com a ExxonMobil no desenvolvimento do setor petrolífero no país, o que representaria um investimento de US$ 5 bilhões por parte da petrolífera americana.

 O bloco Stabroek, que fica na bacia entre a Guiana e o Suriname, é reconhecido pelo Serviço Geológico de dos EUA (USGS, na sigla em inglês) como a segunda maior área do mundo com petróleo pouco explorado. 


Fonte: Economia uol
WhatsApp