Ibovespa sobe com investidores em busca de oportunidades após quedas



O Ibovespa subia nos primeiros negócios desta segunda-feira 30, acompanhando os índices futuros dos Estados Unidos e com os investidores à procura de ações consideradas baratas. Às 14h04, o principal índice da bolsa brasileira avançava 1,96% e marcava 74.870 pontos.

Apesar do tom positivo, o mercado segue atento aos impactos do coronavírus na economia. No fim de semana, o presidente Donald Trump estendeu o período de quarentena nos EUA até o fim de abril. Anteriormente, Turmp dizia que a atividade econômica voltaria ao normal a partir da Páscoa. Por lá, os índice S&P 500 e Nasdaq avançavam mais de 1%.

“Em condições normais, a extensão da quarentena teria pressionado o mercado para baixo”, afirmou Rafael Bevilacqua, estrategista-chefe da Levante Investimentos. Para ele, o movimento de alta está associado à correção das últimas perdas. “Estavam precificando uma recessão de guerra.” Na mínima, o Ibovespa chegou a registrar 45% de queda em relação à pontuação máxima deste ano. 

Segundo Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset, a extensão de medidas para conter o avanço do coronavírus pode ter sido considerada mais positiva. “É um misto até chegar ao ponto de equilíbrio”, disse.

Embora as bolsas tenham esboçado alguma recuperação, Vieira ainda vê um cenário de muitas incertezas e alta volatilidade. “Quem quiser aproveitar essa onda tem de ficar muito atento. Tudo isso está permeado por um cenário de coronavírus e pode virar extremamente rápido”, afirmou. 

Na bolsa, as ações da Eletrobras dispararam 13% após a empresa ter registrado lucro líquido de 10,74 bilhões de reais. Os papéis da Klabin também subiram forte depois de a empresa ter anunciado a compra de fábrica de embalagens da International Paper. Também beneficiada pela alta do dólar, a Klabin subiu 10% na bolsa; e a Suzano, 5,2%.

As ações das companhias aéreas Gol e Azul, que desvalorizaram fortemente desde o surgimento do coronavírus, tiveram mais uma sessão de alta, avançando mais de 3%.

Entre os ativos com maior peso no Ibovespa, o destaque fica com os papéis da Vale, com alta de 3,2%. Na outra ponta, as ações da Petrobras caíram cerca de 1%, tendo como pano de fundo a desvalorização do barril de petróleo no mercado internacional – pressionado pela menor demanda.


Fonte: EXAME
WhatsApp