Indústria tem melhor primeiro trimestre desde 2013, aponta Fiesp


A indústria paulista criou 10 mil postos de trabalho em março, mostra a Pesquisa de Nível de Emprego da Fiesp e do Ciesp, divulgada nesta segunda-feira. O resultado é superior ao do mesmo mês em 2017, quando foram criadas 9,5 mil novas vagas.

No acumulado do ano até março, houve acréscimo de 23 mil postos. É o maior saldo para o primeiro trimestre desde 2013, quando foram criadas 34,5 mil vagas.

O vice-presidente da Fiesp e diretor titular de seu Departamento de Economia, Competitividade e Tecnologia, José Ricardo Roriz Coelho, destaca que a recuperação da economia está em trajetória de crescimento, ainda que o ritmo seja aquém do desejado.

No período, o destaque foi o setor sucroalcooleiro, que devido à época de safra de cana-de-açúcar teve saldo positivo de 5.183 vagas (52% do total dos novos postos industriais). Nas regiões e setores analisados pela pesquisa, houve resultados positivos em 64%.

Em março, dos 22 setores industriais, 14 registraram aumento do número de postos de trabalho, 2 ficaram estáveis, e 6 apresentaram redução. O destaque ficou para produtos alimentícios, em que foram criadas 4.349 vagas, variação positiva de 1,24%. Em coque, derivados do petróleo e biocombustíveis, o aumento foi de 6,25% (2.528 novos postos).

Das 36 regiões em que a pesquisa é dividida, 23 tiveram saldo positivo de empregos,cinco se mantiveram estáveis, e em oito houve redução do número de vagas. Como destaques positivos, Sertãozinho teve 4,75% de crescimento no número de postos de trabalho. Na região de Bauru, o crescimento foi de 1,96% e na de Presidente Prudente, de 1,63%.




Fonte: valor
WhatsApp