Preço do diesel nos postos recuou levemente na semana passada, aponta ANP

Preço Diesel

Os preços do diesel nos postos do Brasil recuaram levemente, em sua quinta semana consecutiva de queda, apontaram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), como resultado de um programa de subsídios ao combustível lançado pelo governo federal para atender demandas de caminhoneiros.

O valor médio do diesel --combustível mais consumido do país--, nos postos brasileiros, atingiu 3,384 reais por litro na semana passada, queda de 0,15% em relação aos 3,389 reais por litro registrados na semana anterior, segundo pesquisa semanal da ANP.

As cinco quedas consecutivas ocorreram após um recorde registrado na semana entre 27 de maio e 2 de junho, de 3,828 reais por litro.

O governo criou um programa de subvenção ao diesel fóssil, congelando preços e ressarcindo a Petrobras, demais refinarias e importadores por perdas de até 30 centavos por litro, dependendo de condições de mercado.

Mas, para completar o corte com mais 16 centavos, o governo reduziu impostos federais e conta ainda com a redução das cobranças de ICMS pelos Estados.

Na semana passada, o presidente da Plural --associação que representa as principais distribuidoras de combustíveis no país--, Leonardo Gadotti, disse à Reuters que apenas os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá e Mato Grosso do Sul criaram mecanismos tributários que tornaram possível o corte integral de 46 centavos aos consumidores.

A gasolina, por sua vez, registrou média nos postos brasileiros de 4,495 reais por litro na semana passada, queda de 0,07% sobre a semana anterior, quando foi vendida por 4,498 reais por litro, segundo a ANP.

O etanol hidratado, concorrente direto da gasolina nas bombas, por sua vez, teve queda 1,7% na semana, para 2,833 reais por litro, mostrou a pesquisa da ANP.


Fonte: Época Negócios
WhatsApp