Produção industrial avança no país


Brasília

Em renovado sinal de recuperação, a produção industrial avançou pelo terceiro mês seguido. Na passagem de outubro para novembro, a indústria nacional avançou 0,2% e apresentou alta de 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior – sétima alta consecutiva nessa base de comparação.

Esses números sinalizam uma aposta no futuro. Isso porque os industriais, ao aumentar o ritmo e volume de fabricação, mostram confiança no país e no ritmo de crescimento da economia. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Diante desse desempenho, a produção industrial acumula um crescimento de 2,3% em 2017, com aumento de 2,2% nos 12 meses encerrados em novembro. Neste caso, é o melhor resultado em quatro anos nessa base de comparação.

Crescimento disseminado

Em novembro, os principais resultados foram obtidos no setor de produtos farmoquímicos (6,5%), perfumaria e higiene (+1,9%), metalurgia (+2.2%), produtos alimentícios (+0,7%), celulose e papel (+2,3%). Grande parte desses resultados reverte quedas anteriores, o que reforça a avaliação de que a indústria está mais forte. 

Estabilidade

Na visão do IBGE, o resultado do mês mostra um ritmo estável no setor industrial. “Com apenas dois resultados negativos na comparação de mês a mês, em março e agosto, 2017 mostra uma mudança de comportamento na indústria em geral, que vinha tendo desempenhos negativos”, afirma o gerente da pesquisa, André Macedo.



Fonte: Agência Brasil
WhatsApp