Raízen vence leilão para a compra de usinas em Bocaina e em Brotas


Com uma oferta de R$ 823 milhões, a Raízen Energia, maior fabricante de açúcar do mundo, venceu nessa sexta-feira (16) leilão judicial realizado em Jaú, para compra de duas usinas de açúcar pertencentes à Tonon Bioenergia, a Santa Cândida, localizada em Bocaina (69 quilômetros de Bauru) e a Paraíso, que fica na cidade de Brotas (100 quilômetros de Bauru).

Fabiana Valencise Olmedo, executiva de grupo de produtores de cana credor da Tonon, revelou à agência de notícias Reuters que a oferta apresentada pela Raízen, joint venture da Cosan com a Shell, foi quase o dobro da oferta do único concorrente que participou do leilão, a Suem do Brasil, que embala e exporta açúcar e ofereceu R$ 434 milhões pelas duas usinas.

CREDOR

O grupo de produtores é um credor estratégico da Tonon, que tem três usinas no Brasil e está em processo de recuperação judicial. O plano de reestruturação aprovado pelos credores em abril previa venda de duas usinas para pagar bancos, detentores de títulos e outros credores. A terceira usina, no Estado de Mato Grosso do Sul, deve ser mantida.

A Raízen tem 24 usinas de açúcar e etanol no Brasil. Três delas ficam na região onde estão localizadas as duas instalações da Tonon à venda, um detalhe importante avaliado pelos grupos de açúcar, que buscam concentrar as operações em "clusters" para reduzir os custos de transporte da cana. Fato confirmado em nota para a imprensa.

Juntas, a Santa Cândida e a Paraíso têm capacidade anual de moagem de cana de 5,7 milhões de toneladas, mas não vão operar, em princípio, com a capacidade máxima.

ESTRATÉGIA

Em nota enviada ao JC, a Raízen confirmou a transação. "A aquisição do grupo Tonon é um importante passo para a companhia, em linha com sua estratégia no mercado sucroenergético. Trata-se de um grupo bastante respeitável e tradicional do setor, com duas unidades estrategicamente localizadas próximas às suas áreas de atuação, que permitirá acesso a mais de 60 hectares de áreas cultiváveis e com expectativa de moer 4,9 milhões de TC (toneladas de cana) por ano. Aguardamos agora os trâmites legais para dar continuidade ao processo", declarou.



Fonte: jcnet
WhatsApp