Reservas provadas de petróleo no Brasil crescem 1% em 2017, diz ANP


As reservas de petróleo provadas declaradas no Brasil cresceram 1% em 2017 ante o ano anterior, para 12,835 bilhões de barris, informou nesta terça-feira (3) em nota a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Já as reservas de petróleo provadas, prováveis e possíveis declaradas no país cresceram 4% no período, para 23,630 bilhões de barris, informou a agência reguladora.

As reservas provadas, prováveis e possíveis se diferenciam pelo grau de probabilidade de que ocorram, sendo as provadas com maior probabilidade e as possíveis, com menor.

Com relação aos recursos declarados de gás natural, houve queda de 2% das reservas provadas, para 369,918 bilhões de metros cúbicos (m³), e recuo de 5% das reservas provadas, prováveis e possíveis, para 609,213 bilhões de metros cúbicos.

"Em geral, as mudanças ocorridas no volume das reservas de petróleo brasileiras são devidas à produção durante o ano, reservas adicionais oriundas de novos projetos de desenvolvimento e revisão das reservas dos campos por diferentes fatores técnicos e econômicos", destacou a ANP.

Em 2017, foram produzidos no Brasil aproximadamente 957 milhões de barris de petróleo e 40 bilhões de metros cúbicos de gás natural, de acordo com a autarquia.



Fonte: G1
WhatsApp